O Monumento Natural das Ilhas Cagarras e o Projeto Ilhas do Rio

Escrito por Administrator
Seg, 16 de Agosto de 2010 16:39

 

 

 

 

 

O MONUMENTO NATURAL DAS ILHAS CAGARRAS

Em abril de 2010, o grupo de ilhas situadas a apenas 5km da praia de Ipanema, tornou-se a primeira Unidade de Conservação (UC) marinha de proteção integral da cidade do Rio de Janeiro, denominada de Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras).

Tem como finalidade preservar os remanescentes de Mata Atlântica, os refúgios e ninhais de aves marinhas e a beleza cênica das ilhas Cagarra, Filhote da Cagarra, de Palmas, Comprida, Redonda e Filhote da Redonda. A UC apresenta uma área de 87 hectares, incluindo tanto a parte emersa quanto o ambiente marinho em um raio de 10 metros em volta de cada ilha.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é o órgão ambiental responsável pela gestão dessa UC, na qual são permitidos diversos usos públicos como pesquisa, educação ambiental e visitação, de acordo com as normas vigentes.


 

O PROJETO ILHAS DO RIO

O Projeto Ilhas do Rio iniciou suas atividades em abril de 2011 no Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras). Desde então, são desenvolvidas pesquisas científicas que resultam em informações essenciais para gestão dessa primeira Unidade de Conservação (UC) marinha de proteção integral do Rio de Janeiro.

Atualmente o Projeto Ilhas do Rio visa o refinamento de dados estratégicos já levantados na sua 1ª fase, incluindo a espacialização da distribuição de espécies e de sítios arqueológicos. Simultaneamente se busca a identificação de áreas na UC com diferentes níveis de proteção e acesso, direcionando, assim, os potenciais usos sustentáveis, como ecoturismo. Dessa forma, as investigações científicas, realizadas até hoje, geram subsídios que auxiliam diretamente no processo de gestão e manejo do Mona Cagarras.

Além da UC, os estudos foram estendidos para os ambientes marinhos e terrestres da Ilha Rasa e dos arquipélagos de Maricás e Tijucas. Essa nova linha de pesquisa amplia o conhecimento sobre a biodiversidade do litoral do Rio de Janeiro, bem como possibilita a comparação entre as ilhas Cagarras com as áreas do entorno e, consequentemente, permite a demonstração dos efeitos dos limites do MoNa na proteção dos ecossistemas.

O Projeto Ilhas do Rio tem como premissa não só a pesquisa científica, mas também a mobilização social para a sensibilização da sociedade para o apoio às medidas de conservação e o estímulo ao turismo consciente no Mona Cagarras. Dessa forma, todos os resultados obtidos, assim como informações gerais sobre a UC, são difundidos através de diversas atividades didático-científicas e de formação de agentes multiplicadores, como cursos, palestras, mutirões de limpeza, exposições, entre muitas outras iniciativas de educação ambiental e divulgação científica.

Portanto, espera-se que o ecossistema local seja utilizado de forma sustentável, os visitantes e turistas tenham uma boa impressão do MoNa Cagarras, os profissionais envolvidos desenvolvam práticas ecologicamente corretas, e o poder público tenha subsídios técnicos/científicos de qualidade para gerenciar as atividades na UC.

 

O Projeto Ilhas do Rio é idealizado pelo Instituto Mar Adentro e patrocinado pela Petrobras.

 

 

ENTORNO DO MONA CAGARRAS

Além dos limites do Mona Cagarras, o Projeto Ilhas do Rio ampliou os estudos para os ambientes marinhos e terrestres da Ilha Rasa e dos arquipélagos de Maricás e Tijucas, acrescentando uma área amostral de 74,25ha.

 

Ilha Rasa

Localizada a 4,5 km a leste da Ilha Redonda, a Ilha Rasa possui um farol histórico guarnecido pela Marinha do Brasil que iniciou sua operação em 31 de julho de 1829, guiando os navegadores na derrota do porto do Rio de Janeiro e de passagem pelo litoral carioca. Pela proximidade, a Ilha Rasa e seu ecossistema terrestre e marinho interagem com as demais ilhas do seu entorno, principalmente as que formam o MoNa Cagarras. É perceptível a similaridade do fundo do mar, bem como a composição da fauna e flora e características ecológicas das espécies.


 

Ilhas Tijucas

Entre 7 e 9 km a oeste do MoNa Cagarras situam-se as ilhas do Meio, Alfavaca e Pontuda, estas duas últimas também conhecidas como Ilhas Tijucas, localizadas próximas da saída do Canal da Joatinga, na Barra da Tijuca. São ilhas pequenas e baixas, cujo conhecimento científico ainda é insipiente.

 

 

Ilhas Maricás

As Ilhas Maricás distam 28 km a leste da Ilha Redonda e são compostas por três ilhas sob domínio da Marinha do Brasil e inabitadas. No entanto, a ilha principal sofre com a erosão do solo, nítida nas profundas voçorocas de suas encostas. A presença de cabras no local surpreende, visto o histórico de impactos ambientais que a introdução desses vorazes herbívoros causam. Há uma carência de pesquisas científicas nos ambientes terrestre e marinho nessas ilhas, praticamente inexplorados pela ciência.

 

 

QUER SABER MAIS SOBRE AS ILHAS DO RIO?

Você pode ter acesso rápido e direto a diversas informações sobre as regiões insulares fluminenses através do website e comunidades virtuais do Projeto Ilhas do Rio, além de conhecer novas descobertas e apreciar a galeria de fotos que ilustram o ambiente terrestre e marinho das ilhas. Todos os resultados obtidos pelo Projeto também são sistematizados e divulgados em relatórios técnicos, livros, artigos em revistas e jornais, comunicações em congressos, cartilhas e folders educativos, informativos eletrônicos, plataforma digital de dados e imagens.

Confira alguns dos principais produtos de comunicação do Projeto Ilhas do Rio:

 

LIVRO: O livro "História, Pesquisa e Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras", apresenta uma compilação dos resultados obtidos nas pesquisas e é a maior contribuição científica da fase inicial do Projeto Ilhas do Rio.

 

VÍDEO: Diversas pesquisas científicas e riquezas biológicas terrestres e marinhas foram registradas in situ pelas lentes de cinegrafistas profissionais e cientistas, produzindo imagens inéditas e históricas de uma das principais belezas naturais do litoral carioca.

 

 

Para saber mais sobre as ilhas Cagarras basta acessar o site www.ilhasdorio.org.br e para você adquirir o DVD ou o livro sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras, que são as maiores contribuições científicas da fase inicial do Projeto Ilhas do Rio, basta acessar: www.maradentro.org.br/doeaqui

Última atualização em Ter, 30 de Dezembro de 2014 15:28