Os oceanos também precisam de um panda...

Escrito por Petrus
Dom, 26 de Junho de 2011 14:58
Instituto

Por Juliette Savin

Quando você pensa em animais em extinção, você pensa em que? A maioria das pessoas provavelmente responderia elefante, gorila, mico leão dourado ou o famoso panda, ícone do WWF. O golfinho talvez. Reparem que a maioria dessas ‘mascotes’ para a preservação de espécies em extinção são mamíferos e a maioria terrestres, não aquáticas.

Segundo um grupo de cientistas espanhóis e canadenses, os oceanos também precisam de uma mascote que represente a luta por sua preservação no inconsciente do público. Este grupo está propondo que a lula gigante cumpra o papel. 

Por que a lula?? Em primeiro lugar porque é um molusco, invertebrado marinho (grupo composto por animais como águas-vivas, plâncton e corais) que tem credencial com o público.  Apesar dos invertebrados marinhos serem muito importantes para a biodiversidade dos oceanos, eles têm tido pouco interesse político e do público. A lula gigante é uma exceção: segundo o estudo, publicado na revista Biological Conservation em em maio desse ano, o gigante do mares tem sido o assunto de exposições, programas de TV, matérias de revista e websites, no mundo inteiro.

Além disso, a lula gigante é um bom indicador de como as mudanças do clima nos oceanos, impactos associados a temperatura e acidez, e a poluição podem afetar os invertebrados marinhos.

A lula também é um bom indicador do estresse causado pelo homem nos ecossistemas. As lulas gigantes são muito sensíveis à emissão de sons de alta intensidade, como aqueles usados para pesquisa em sismologia ou geofísica, por exemplo. A lula também é muito afetada pela pesca intensiva em alto mar: segundo o mesmo estudo, estas desapareceram completamente de áreas de pesca intensiva, entre 2006 e 2008.

Enfim, segundo os pesquisadores, a imagem da lula é emblemática do impacto do homem nos oceanos. Adotá-la como símbolo da luta contra a degradação dos ecossistemas marinhos ajudaria a engajar o público e os governos nessa luta.

Será? A ideia é boa, mas será que o público aceitará esse bicho estranho, grande demais, e impossível de ver, como aceitou o panda fofo e fotogênico do WWF?

Última atualização em Dom, 26 de Junho de 2011 15:01
 

Comentários  

 
0 #3 Tatiane Fernandez do Carmo 14-02-2012 18:59
Eu acho que deveria ser a toninha. Ela esta extinta e tem um sorriso lindo.
Citar
 
 
0 #2 Rachel 06-07-2011 18:18
O Polvo-Dumbo (Grimpoteuthis spp.) tbm é bem carismático! Você acha vendendo um monte de coisas dele na net: bichinhos, camisetas, chaveiro... eu até queria uma camisa pra mim! =D
Citar
 
 
0 #1 Antoine 28-06-2011 12:22
Se fizessem uma Lula com carinha bonitinha ate que daria pra usar. Poderia ser tipo uma caricatura. Veja pelo Lula Molusco do Bob Esponja..rs
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar