Cavalos Marinhos

Tema: Biologia e Conservação de Cavalos-Marinhos (Gênero Hippocampus Rafinesque, 1810), da Baía de Guanabara

ESTE CURSO JÁ ACONTECEU – CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVAS PROGRAMAÇÕES

Ministrantes: Cesar Bernardo Ferreira

Carga horária: de 08:00 às 17:00 Hs (8 horas de aula, com teoria e prática em campo)

Público Alvo e Pré-requisitos: Educadores e Estudantes dos cursos médio e dos cursos de Ciências Biológicas, Meio Ambiente, Veterinária, Biologia Marinha, Oceanografia, Química, Engenharia de Pesca e demais interessados na temática.

Nº de vagas: 50 (turma mínima com 5 alunos caso não seja atingido o curso será adiado)

Data da realização/horário: 02 de Julho de 2016 (SÁBADO) – Aula teórica parte da manhã na Universidade Estácio de Sá, Campus do Shopping Nova Américas, Bloco C sala 204 (veja o mapa ao lado) e Aula prática na parte da tarde na Praia da Engenhoca, Ilha do Governador, transporte por conta do aluno. É fundamental que os alunos levem protetor solar, boné e para o mergulho máscara, snorkel, roupa de neoprene, régua de 30 cm, lápis e borracha.

Investimento (Doação para o Instituto Mar Adentro): R$ 100,00 (deslocamento até a praia da aula prática será por conta do estudante). Esta doação poderá ser feita previamente para garantir a sua vaga, através do Pag Seguro (clicando no botão abaixo) ou Depósito no Bradesco (vide as informações na coluna ao lado direito desta página) ou sem reserva prévia no dia do curso, porém com riscos de não conseguir uma vaga.

Para Preencher a sua Ficha de Inscrição, Clique no link que será divulgado brevemente

Objetivo: Descrever as espécies de cavalos-marinhos, descritas para o Brasil, em especial as da Baía de Guanabara; Entender a biologia dos cavalos-marinhos; Perceber a importância da preservação das espécies marinhas.

Ementa: Taxonomia e Sistemática dos cavalos-marinhos; As três espécies brasileiras, descritas até o momento; Densidades populacionais registradas na Baía de Guanabara; Morfologia; Dimorfismo sexual; Reprodução; Altura média de formação da bolsa incubadora; Propostas de preservação ambiental, tendo-se a espécie bandeira Hippocampus sp; Técnicas de pesquisa em campo (teoria e prática).

Currículo resumido do ministrante: Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (2006). Pós-graduado em Biologia Marinha e Oceanografia pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATh) (2007). Mestre em Ensino das Ciências (Química) pela Universidade do Grande Rio José de Souza Herdy (UNIGRANRIO) (2012). Doutorando do programa Inter-Humanitas em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Atou como Professor Assistente e coordenador do curso de ciências biológicas da Universidade Iguaçu (UNIG). É professor do curso de pós graduação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), professor da Secretária Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC), Diretor de Unidade de Ensino da (FAETEC). Com experiência na área de Educação, Biologia Marinha, Oceanografia, Meio Ambiente e Zoologia. Trabalho com a conservação da Fauna Marinha da Baía de Guanabara, articulando a preservação ambiental e a memória dos pescadores e coletores artesanais.

Slide1