Financiamento Coletivo

Baleias-e-Golfinhos-do-RJ--6

AJUDE A CONSERVAR AS BALEIAS E GOLFINHOS DO RIO!

A equipe que monitora os golfinhos e baleias no litoral da cidade do Rio de Janeiro, há 12 anos, pede a sua colaboração para dar continuidade às pesquisas.

6-12-GOLFINHO

Estamos recolhendo doações para financiar apenas as diárias de barco e o combustível.

Precisamos fazer saídas de barco rotineiras, de preferência semanalmente, nas quais navegamos às vezes por até 9 horas monitorando as espécies de baleias e golfinhos que ocorrem na área de estudo.

Todos os pesquisadores e colaboradores trabalham voluntariamente e os equipamentos fundamentais para a pesquisa já foram comprados.

A equipe é chefiada pela Dra. Liliane Lodi, bióloga marinha que ao longo de 3 décadas de pesquisa coopera para a conservação de baleias e golfinhos do Brasil.

Bia Hetzel, ambientalista, pesquisadora, escritora, fotógrafa e editora, também integra a equipe, assim como a ilustradora Mariana Massarani, que contribui para a divulgação científica.

O Instituto Mar Adentro é uma ONG de excelente reputação e foi responsável pela criação do Projeto Ilhas do Rio.

Ao monitorar as espécies de baleias e golfinhos que ocorrem nas ilhas e áreas costeiras do Rio de Janeiro, levantamos também as ameaças a que esses animais estão expostos e colaboramos com a conservação do ambiente marinho como um todo.

Estamos juntos na mesma água! Conservar as baleias e os golfinhos significa conservar o ambiente marinho que utilizamos, do qual também extraímos recursos alimentares.
arquivos_logo_OEBG_JPG

Todos os resultados dessa campanha serão divulgados no grupo ONDE ESTÃO AS BALEIAS & OS GOLFINHOS? no Facebook, que conta com mais de 3 mil participantes, e também na imprensa.

A lista completa dos nomes dos apoiadores desta campanha será divulgada depois do final da mesma.

Golfinho de dentes rugosos  Golfinho fliperpeq

Você sabia que um golfinho-flíper pode viver mais de 40 anos, que uma orca chega a viver 100 anos e uma baleia pode viver muitas décadas? Nossa pesquisa é de longo prazo, não podemos interromper as saídas de campo por falta de financiamento.

Você sabia que a Dra. Lodi descobriu que as ilhas do Rio são utilizadas por um grupo muito especial de golfinhos-flíper como área de cria de filhotes?

Você já conhece o Bolinha? O filhote que nasceu esse ano em águas cariocas e é o mais novo integrante da família Flíper das Ilhas Cagarras?

Baleia jubartepeq  Baleia de brydepeq

Será que já teve a sorte de encontrar com Noele, Valdirene ou Glória, as baleias-de-bryde que têm visitado as águas costeiras de Itacoatiara, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado e Barra da Tijuca nos últimos verões?

Não podemos deixar de monitorar esses animais que, além de nos ensinarem mais sobre a ecologia de suas espécies, estão sofrendo ameaças constantes pela desinformação das pessoas!