BLOG

SAIU NA IMPRENSA

LINKS

 

As Ilhas | Biodiversidade

 

No MoNa Cagarras já foram identificadas mais de 600 espécies de plantas e animais marinhos e terrestres, incluindo algumas raras, endêmicas, ameaçadas de extinção e até novas para a ciência. A UC também abriga um dos maiores ninhais de aves marinhas no Brasil.

 

Algumas espécies de algas e invertebrados bentônicos encontradas no MoNa Cagarras possuem propriedades antivirais e antifúngicas, apresentando um grande potencial farmacêutico, bem como possuem substâncias utilizadas na indústria alimentícia. Além disso, existem organismos na UC que são bioindicadores de poluição doméstica e industrial, como as esponjas e os mexilhões.

 

Apesar de toda essa riqueza, o litoral carioca ainda está sujeito a pressões antrópicas que podem interferir na biodiversidade local, como o preocupante declínio na presença de golfinhos flíper, que comumente ocupavam as águas interiores do Arquipélago das Cagarras. Peixes, como garoupas e badejos, são observados com frequência muito baixa no MoNa Cagarras, que pode ser efeito de múltiplas causas, incluindo décadas de esforço de pesca nas ilhas costeiras.

 

Porém, com a área marinha protegida pela UC, espera-se, num momento futuro, que a quantidade de recursos pesqueiros dentro dos seus limites aumente a ponto de começar a exportá-los para áreas adjacentes, contribuindo com a atividade de pesca na região.

 

Portanto, o MoNa Cagarras é considerado de grande relevância para o Rio de Janeiro, pois trata-se de uma área de conservação marinha que contribui para a preservação da biodiversidade, além de promover o desenvolvimento econômico sustentável da região.

 

GUIAS DE IDENTIFICAÇÃO

Confiram os guias de identificação de espécies terrestres e marinhas do MoNa Cagarras, produzidos pelo Projeto Ilhas do Rio! Faça download!

 

Fauna e Flora Marinha                                       Fauna Marinha

 

 

 

Fauna Insular                                                       Flora Insular

 

 

 

FLORA TERRESTRE

Confira a Galeria de fotos.

 

AVES

Confira a Galeria de fotos.

 

AMBIENTE MARINHO

Confira a Galeria de fotos.