BLOG

SAIU NA IMPRENSA

LINKS

 

 

As Ilhas do Entorno

Além dos limites do MoNa Cagarras, o Projeto Ilhas do Rio ampliou os estudos para os ambientes marinhos e terrestres da Ilha Rasa e dos arquipélagos de Maricás e Tijucas, acrescentando uma área amostral de 74,25ha.

 

  • Ilha Rasa

Localizada a 4,5 km a leste da Ilha Redonda, a Ilha Rasa possui um farol histórico guarnecido pela Marinha do Brasil que iniciou sua operação em 31 de julho de 1829, guiando os navegadores na derrota do porto do Rio de Janeiro e de passagem pelo litoral carioca. Pela proximidade, a Ilha Rasa e seu ecossistema terrestre e marinho interagem com as demais ilhas do seu entorno, principalmente as que formam o MoNa Cagarras. É perceptível a similaridade do fundo do mar, bem como a composição da fauna e flora e características ecológicas das espécies.

 

 

  • Ilhas Tijuca

Entre 7 e 9 km a oeste do MoNa Cagarras situam-se as ilhas do Meio, Alfavaca e Pontuda, estas duas últimas também conhecidas como Ilhas Tijucas. São ilhas pequenas e baixas, localizadas próximas da saída do Canal da Joatinga, na Barra da Tijuca, e permanecem ainda praticamente desconhecidas da ciência.

 

 

  • Ilhas Maricás

As Ilhas Maricás distam 28 km a leste da Ilha Redonda e são compostas por três ilhas sob domínio da Marinha do Brasil e inabitadas. No entanto, a ilha principal sofre com a erosão do solo, nítida nas profundas voçorocas de suas encostas. A presença de cabras no local surpreende, visto o histórico de impactos ambientais que a introdução destes vorazes herbívoros tem. Assim como as Ilhas Tijucas, há uma carência de pesquisas científicas nos ambientes terrestre e marinho nessas ilhas, praticamente inexploradas pela ciência.