BLOG

SAIU NA IMPRENSA

LINKS

 

Atividades | Comunicação

 

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES E COMUNICAÇÃO DO PROJETO ILHAS DO RIO

 

Os resultados obtidos pelo Projeto Ilhas do Rio são sistematizados e disponibilizados em produtos diferenciados para cada tipo de público, que inclui a comunidade local, órgãos gestores, setor turístico e desportivo, escolas, universidades e demais entidades afins. Dentre os produtos que são gerados estão: artigos em revistas e jornais; relatórios técnicos; comunicação em congressos; cartilhas e folders educativos; informativo eletrônico; plataforma digital de dados e imagens; mapas físicos bidimensionais e maquete 3D; livros. Através do website e comunidades virtuais do Projeto, os grupos envolvidos em diferentes atividades na UC também têm acesso direto às informações, novas descobertas e galeria de fotos, servindo, assim, como uma importante ferramenta de divulgação e apoio à gestão do MoNa Cagarras.

Saiba mais sobre nossos principais produtos de comunicação:
 

CARTILHA:

 

Descobrindo o Monumento Natural das Ilhas Cagarras” é uma cartilha do Projeto Ilhas do Rio feita especialmente para crianças. Marcéu, um atobá-marrom, Quinha, uma pererequinha-de-bromélia, Flipo, um golfinho-flíper, e Otília, uma estrela-do-mar, apresentam a rica biodiversidade marinha e terrestre das Ilhas Cagarras e suas características. Conheça os encantos dessa unidade de conservação com os nossos amiguinhos e aproveite para se divertir e aprender mais com os passatempos e figurinhas autocolantes!

Clique aqui para baixar a Cartilha em pdf. E para ler no site clique na imagem abaixo.

 

VÍDEO:

Diversas pesquisas científicas e riquezas biológicas terrestres e marinhas foram registradas in situ pelas lentes de cinegrafistas profissionais e cientistas, produzindo imagens inéditas e históricas de uma das principais belezas naturais do litoral carioca.

 

LIVROS:

1 – O livro “História, Pesquisa e Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras” apresenta uma compilação dos resultados obtidos nas pesquisas e é a maior contribuição científica da fase inicial do Projeto Ilhas do Rio. Essa obra embasa substancialmente o diagnóstico ambiental do MoNa Cagarras, disponibilizando um instrumento fundamental para a elaboração de um bom plano de manejo. Além disso, com essa publicação são apresentadas riquezas paisagísticas, biológicas e antropológicas desse cartão postal da orla carioca, de forma a mobilizar a sociedade em prol de sua conservação e do desenvolvimento sustentável de seu entorno.

Saiba mais sobre o livro “História, Pesquisa e Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras” na resenha escrita pela autora Maria Margaret Lopes, Professora convidada, Pagu – Núcleo de Estudos de Gênero/Universidade Estadual de Campinas e Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação/Universidade de Brasília, e publicada em 2014 na revista “História, Ciências, Saúde – Manguinhos”. Confira.

 
 
2 – O livro “Ilhas do Rio” apresenta uma coletânea de cliques exclusivos da rica biodiversidade e das paisagens de diversas ilhas do litoral carioca, como Palmas, Cagarras, Comprida e Redonda, além das ilhas Rasa, Tijucas e Maricás, que foram incorporadas na segunda fase do Projeto. São fotografias subaquáticas, terrestres e aéreas, registradas em mais de 400 fotos e distribuídas em 600 páginas, que levam o leitor a um passeio sem precedentes pelas belezas e riquezas desses cenários naturais do Rio de Janeiro.