BLOG

SAIU NA IMPRENSA

LINKS

Atividades | Pesquisa Científica

 

 

 

Organismos Bentônicos:

Monitoramento da comunidade bentônica, com ênfase nas esponjas, visa entender se há diferenças entre os costões rochosos de áreas protegidas pela UC e fora dos limites da mesma. Além disso, a continuação do levantamento da biodiversidade permite conhecer as espécies que ocorrem no litoral do Rio de Janeiro.

 

Peixes Recifais:

Censoriamentos submarinos para o monitoramento da comunidade de peixes permite identificar possíveis diferenças na saúde da ictiofauna dentro e fora dos limites do MoNa Cagarras. As amostragens subaquáticas também possibilitam a ampliação do inventário de peixes na costa fluminense.

 

Cetáceos:

Manutenção do monitoramento a longo prazo da ocorrência do golfinho-flíper (Tursiops truncatus) no Arquipélago das Cagarras, Ilha Redonda e áreas adjacentes, e levantamento qualitativo de outros cetáceos, que permite uma interpretação espaço-temporal da distribuição das espécies.

 

Avifauna:

Acompanhamento do processo reprodutivo do importante ninhal do atobá-marrom (Sula leucogaster) e da fragata (Fregata magnificens) nas ilhas Cagarra e Redonda, com identificação de áreas e épocas significativas para a reprodução e preservação das espécies.

 

Flora Vascular:

Complementação do inventário florístico através de coletas e identificações taxonômicas da flora vascular terrestre do MoNa Cagarras, além da proposição de áreas de preservação com base nas informações da ocorrência das espécies ameaçadas de extinção e/ou endêmicas.

 

Qualidade da Água:

Compreensão e aprofundamento dos conhecimentos sobre as variações físico-químicas e microbiológicas da água no entorno do MoNa Cagarras e áreas adjacentes que são fontes potenciais de poluição para a UC, como a Entrada da Baía de Guanabara e o Emissário de Esgoto Submarino de Ipanema.

 

Estudo arqueológico:

Prospecção de áreas de interesse com a localização de sítios arqueológicos e identificação de dados culturais sobre as populações na região do Arquipélago das Cagarras e Ilha Redonda, além da proposição de limites para preservação.

 

Levantamento Batimétrico e Confecção de Sistema de Informação Geográfica – SIG:

Criação de uma base de dados espacial, com construção de mapas bi- e tridimensionais nas temáticas de geomorfologia, batimetria, comunidade biológica e arqueologia, que amplia a capacidade de análise e compreensão do comportamento de populações, além da localização de espécies e áreas chave para a conservação.

 

Controle e Monitoramento Preliminar do Capim-Colonião:

Levantamento preliminar de informações sobre o comportamento do capim-colonião, uma espécie invasora, após um processo de retirada do mesmo e substituição por plantas nativas do MoNa Cagarras, em uma área delimitada, na Ilha Comprida.

 

Levantamento do Desembarque Pesqueiro:

Obtenção de informações sobre produção pesqueira, parâmetros biométricos e biológicos das espécies desembarcadas pela atividade pesqueira na Colônia de Pescadores de Copacabana (Z-13), enfatizando aqueles organismos que interagem de forma mais próxima com os ambientes recifais rochosos característicos do MoNa Cagarras.

 

Confira a galeria de imagens:

Fotos Terrestres
Fotos Marinhas
Fotos Paisagens
Fotos Atividades
Vídeos