BLOG

SAIU NA IMPRENSA

LINKS

Eventos

 

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO DE 2015

 
EXPOSIÇÃO CAMINHÃO ITINERANTE EM SETEMBRO
 
No domingo 20/9 o caminhão estacionou no Clube Naval Piraquê na Lagoa.
E na 3ª feira dia 29/9 ele esteve na Escola Municipal Gabriela Mistral, Praia Vermelha – Urca/RJ
 

 
 
II REUNIÃO DO GRUPO DE ESTUDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PROJETO ILHAS DO RIO
 
O Projeto Ilhas do Rio realizará a segunda reunião do Grupo de Estudos de Educação Ambiental no Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores de Copacabana – Z-13. A atividade será dia 17/09, quinta-feira, das 14h às 17h, no Centro de Visitantes que fica em um quiosque ao lado do Forte de Copacabana, no posto 6 da praia.
 

 
Participarão do evento profissionais da área de educação ambiental que contarão suas trajetórias e apresentarão seus trabalhos. O objetivo deste encontro é incentivar a participação de pessoas interessadas no tema, para que possam se tornar agentes multiplicadores e desenvolver ações de educação ambiental. Qualquer pessoa pode participar! Basta entrar em contato pelo email: ea@ilhasdorio.org.br .
 
Conheça os convidados especiais:
 
- Aurea Rachel França
Graduada em Psicologia pela PUC-Rio, especializanda em Educação Ambiental também pela PUC-Rio, educadora ambiental e coordenadora pedagógica na ONG Sustentarte.
 
- Rodrigo Faria
Mestrando em Ensino de Ciências pela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/ IFRJ, Especialista em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ, Bacharel em Biologia com ênfase em Ecologia e licenciado pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida/ RJ e Assistente de Coordenação de Projetos, pelo Instituto de Estudos da Religião/ ISER.”
 

 
 
ÚLTIMA EXPO INTERATIVA DO ANO SERÁ NO JARDIM BOTÂNICO!
 
O Projeto Ilhas do Rio apresenta sua última grande Exposição Interativa do ano! A atividade será no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de 9 a 13 de setembro, das 9h às 16h, com entrada gratuita.
 

 
Visite a Exposição e conheça de perto a biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, além das Ilhas Maricás, Tijucas e Rasa. Venha ver o encanto das ilhas cariocas, através de mostra fotográfica, aquarelas, painéis didáticos, amostras de plantas e animais, vídeos e maquete do arquipélago.
 
A Exposição abordará ainda as pesquisas científicas do Projeto Ilhas do Rio em espaços temáticos nas áreas de Mergulho Científico, Aves Marinhas, Cetáceos, Botânica, Arqueologia, Geologia e Qualidade da Água e Poluição. Desta forma, os visitantes descobrirão como os pesquisadores coletam as informações nas ilhas e terão contato direto com as ferramentas científicas. Para o público infantil não ficar de fora, haverá um espaço lúdico com oficinas de pintura e contação de história com distribuição de cartilhas.
 
No final de semana, teremos palestras gratuitas com especialistas do projeto a partir das 11h. Confira a programação e não percam!
 


 

 

PROGRAMAÇÃO AGOSTO DE 2015

 

 
TREINAMENTO DE NOVOS VOLUNTÁRIOS
 
Dia 20 de agosto, às 14h, no Centro de Vistantes em Copacabana.
 
A atividade consistirá em:
 
14h – Apresentação dos candidatos e da equipe
 
14h30 – Palestra: “Projeto Ilhas do Rio: Consolidando o Monumento Natural das Ilhas Cagarras”
 
15h15 – Depoimento do Técnico do Centro de Visitantes
Bate-papo sobre a atuação dos voluntários.
 
16h30 – Encerramento da atividade.
 
Vagas disponíveis – 20
 

 

 

PROJETO ILHAS DO RIO REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE TURISMO E ESPORTE NO SENAC

O curso visou formar agentes multiplicadores de informações sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras.
 
No dia 15 de agosto de 2015 o Projeto Ilhas do Rio realizou mais um curso gratuito para qualificação de profissionais de turismo e esporte, desta vez em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio).
 
A atividade contou com a presença de mais de 30 alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de Turismo e Gestão Ambiental e foi ministrado por profissionais da equipe do Projeto e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
 
A crescente visitação no Monumento Natural das Ilhas Cagarras torna necessária a qualificação de profissionais de turismo e esporte para incentivar uma conduta consciente nesta unidade de conservação marinha de proteção integral do Rio de Janeiro.
 
 
 

EXPOSIÇÃO ITINERANTE NO PARQUE PENHASCO DOIS IRMÃOS

 
O Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos e o Monumento Natural das Ilhas Cagarras integram o Mosaico Carioca; um conjunto de unidades de conservação que visa integrar suas ações. O Projeto Ilhas do Rio apoia esta iniciativa e busca unir ainda mais, através da Exposição Itinerante. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o MoNa Cagarras e admirar as belas paisagens no mirante do Parque.
 
Data:08 de agosto (sábado)
Local: Parque Penhasco Dois Irmãos – RJ
End: Rua Aperana, n 178 – Leblon
Horário: 10 às 16h
 

 
 

PROGRAMAÇÃO JULHO DE 2015

 
O evento mais esperado está chegando: 5º Mutirão de Limpeza nas Ilhas Cagarras!
 
O Projeto Ilhas do Rio realizará o seu quinto mutirão de limpeza com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação dos ecossistemas marinhos. Será realizada uma limpeza de lixo em áreas terrestre e subaquática da Unidade de Conservação e no dia 19 de julho o evento será aberto ao público no Centro de Visitantes da Colônia Z-13, no Posto 6 em Copacabana. Venha conferir a Mostra fotográfica sobre a biodiversidade e impactos ambientais no MoNa Cagarras, amostras de espécies que fazem parte do acervo didático-científico do Museu Nacional – UFRJ, além de palestras realçando a problemática do lixo marinho e exposição do material reciclável do Instituto Baía de Guanabara .
 

 
PROGRAMAÇÃO
 

Dia 19 de julho (Domingo)
9h – 16h
• Exposição de fotografias e acervo do material reciclável do Instituto Baía de Guanabara, coleção zoológica do Museu Nacional – UFRJ e painéis didáticos.
10h – 10h30
• Palestra: “Biodiversidade e poluição no MoNa Cagarras”
Palestrante: Fernando Moraes (Projeto Ilhas do Rio/Instituto Mar Adentro)
11h -11:30h
• Palestra: “O que é o Lixo Marinho? E qual é a nossa responsabilidade sobre ele?”
Palestrante: Fernanda Cubiaco (Educadora Ambiental – Bota para Girar / Associação Brasileira do Lixo Marinho)
12:30h -15h
• Separação, classificação e pesagem do lixo recolhido no dia anterior no MoNa Cagarras
16h
• Encerramento das atividades
 

 

 
 

 
Dia – 03/07 (6ª feira)
09:00 /12:00 h – Painel de experiências:
 
“Turismo e educação em unidades de conservação” – Moderador Prof. Dr. Douglas de Souza Pimentel (UFF e UERJ)
 
Participantes:
Pedro de Castro da Cunha e Menezes (Ministério das Relações Exteriores)
Ivan Carlos Baptiston (ICMBio – PARNA do Iguaçu/PR)
Ernesto Bastos Viveiros de Castro (ICMBio – PARNA da Tijuca/RJ)
Aline Augusto Aguiar (Instituto Mar Adentro – Projeto Ilhas do Rio)
 
11:30 – 14:30 – Exposição itinerante Projeto Ilhas do Rio (Estacionamento do Instituto de Geociências)
 
14:00 /18:00 h – Sessão Técnica – Apresentação de trabalhos
 
 

PROGRAMAÇÃO JUNHO DE 2015

 

PROJETO ILHAS DO RIO REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE TURISMO E ESPORTE NO CEFET

 
O curso será dia 29 de junho e visa formar agentes multiplicadores de informações sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras
 
A crescente visitação no Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras) torna necessária a qualificação de profissionais de turismo e esporte para incentivar uma conduta consciente nesta unidade de conservação marinha de proteção integral do Rio de Janeiro.
 
Para isso, o Projeto Ilhas do Rio realiza com o apoio do CEFET, um curso para qualificação que consiste em formar agentes multiplicadores de informações sobre a unidade de conservação, a biodiversidade insular e os cuidados necessários para o turismo sustentável no MoNa Cagarras.
 
Os participantes receberão treinamento teórico através de palestras da equipe do Projeto Ilhas do Rio e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, além de material didático e de divulgação e declaração de participação.
 
Para participar basta ser da área de turismo e esporte e entrar em contato através do email ea@ilhasdorio.org.br. O curso é gratuito, mas as vagas são limitadas!
 

 
Curso de Qualificação para Profissionais de Turismo e Esporte
Data: 29 de junho
Horário: 9h às 13h
Local: CEFET – Av. Maracanã, 229.
Gratuito
 

 

I SEMANA DO AMBIENTE DO PROJETO ILHAS DO RIO:
Conhecendo e Cuidando dos Ecossistemas Costeiros

 
O Projeto Ilhas do Rio realizará a I Semana do Ambiente no Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores de Copacabana (Z-13), tendo como tema “Conhecendo e Cuidando dos Ecossistemas Costeiros”. O objetivo é desenvolver atividades de educação ambiental para construir conhecimentos, habilidades e valores para a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida. Será realizado nos dias 18 a 21 de junho e será aberto ao público onde terão palestras, minicursos, grupo de estudo, atividades lúdicas e exposição fotográfica. Um convite único para se envolver e contribuir para a conservação desses ambientes.
 

 

PROGRAMAÇÃO


 
Data: 18 a 21 de junho de 2015.
Local: Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores de Copacabana (Z-13).
 
• Mostra fotográfica “Relação Homem-Natureza”
 
Dia 18 de junho (quinta-feira)
 
14h às 18h – Minicurso: “Introdução à Educação Ambiental Marinha e Costeira (EAMC)”.
Professora: Camila Meireles.

• Apresentação da turma;
• Diagnóstico sobre o conceito de Educação Ambiental;
• Aula: Educação Ambiental Marinha e Costeira;
• Elaboração de propostas de EAMC;
• Apresentação das propostas.
 
Dia 19 de junho (sexta-feira)
 
14h - Palestra: “Projeto Ilhas do Rio, consolidando o Monumento Natural das Ilhas Cagarras” (Flávia Brasil – Educadora Ambiental do Projeto Ilhas do Rio).
 
15h às 18h – Grupo de estudo de Educação Ambiental.
Mediadores: Camila Meireles e Douglas Pimentel
 
• Apresentação dos participantes.
• Palestra: “Educação Ambiental em Unidades de Conservação” (Douglas Pimentel – Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
• Discussão sobre o documento “Diretrizes para Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação”.
 
Dia 20 de junho (sábado)
 
14h às 18h – Minicurso: “Conceitos e técnicas básicas à pesquisa científica e ao ensino de zoologia em Unidades de Conservação insulares: o exemplo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras”.
Professor: Fernando Moraes

• Apresentação da turma.
• Aula: “Conhecendo a fauna do MoNa Cagarras”
• Prática com a coleção zoológica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional – UFRJ.
 
Dia 21 de junho (domingo)
 
10h às 12h30 – Atividades lúdicas.
Mediadora: Betta Santos

• Colorindo a riqueza biológica das Ilhas Cagarras;
• Prática com aquário marinho: “Conhecer os animais marinhos”.

 

EMENTAS DOS MINI-CURSOS

 

TÍTULO: Introdução à Educação Ambiental Marinha e Costeira

 
Responsável: Camila Meireles
 
Data: 18 de junho
 
Carga horária: 4
 
Objetivo: instrumentalizar o aluno para desenvolver atividades de educação ambiental aplicados ao contexto marinho e costeiro no ensino formal e não-formal.
 
Público alvo: Educadores, estudantes e demais interessados em realizar atividades de EAMC.
 

Programa do mini-curso:

 
14h - Apresentação da equipe e da turma e distribuição do material.
 
14h30 - Diagnóstico sobre o conceito de Educação Ambiental. 
 
14:45 - Aula: “Educação Ambiental Marinha e Costeira”. 
 
15h45 - Elaboração de proposta de atividade de EAMC em grupo. 
 
16h30 – Apresentação das propostas de atividade.
 
17h30 - Dinâmica de encerramento e avaliação do curso.
 
Resumo: O minicurso consiste em apresentar histórico, conceitos, vertentes (conservadoras e críticas), métodos/ estratégias, tipologia e estudos de caso de educação ambiental marinha e costeira. Ao final da atividade os participantes deverão ser capazes de elaborar propostas de atividades sobre a temática para aplicar no ensino formal e não formal.
 

TÍTULO: Conceitos e técnicas básicas à pesquisa científica e ao ensino de zoologia em Unidades de Conservação insulares: o exemplo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras.

 
Responsável: Fernando Coreixas de Moraes
 
Data: 20 de junho (sábado)
 
Carga horária: 4 horas.
 
Objetivo: Apresentar aos participantes aspectos básicos para o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades de ensino transdisciplinares em zoologia, tendo como elemento central o MoNa das Ilhas Cagarras.
 
Público alvo: Educadores, analistas ambientais e estudantes de ciências biológicas.
 

Programa do mini-curso: 

 
14 – 15h: Apresentação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e da Relevância da Biodiversidade Insular sob o enfoque da Biogeografia de Ilhas para a Conservação da Natureza.
 
15 – 15:45h: Técnicas de pesquisa científica em ambientes marinhos e terrestres em UCs insulares: da autorização de pesquisa à coleta de material biológico no MoNa das Ilhas Cagarras.
 
15:45-16h: Intervalo
 
16– 17:10h: A fauna marinha e terrestre do MoNa das Ilhas Cagarras: sistemática, ecologia, biogeografia e divulgação. 
 
17:10 – 18h: Apresentação da Coleção Didático/Científica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional: possibilidades educacionais transdisciplinares. 
 
Resumo: O minicurso apresentará diferentes categorias de Unidades de Conservação insulares no Brasil, ressaltando as peculiaridades do MoNa das Ilhas Cagarras desde sua criação até a elaboração do Plano de Manejo. Neste contexto, serão transmitidas noções básicas para levantamentos científicos da fauna marinha e terrestre em UCs insulares, tendo como exemplo o MoNa das Ilhas Cagarras, transmitindo aos alunos conhecimentos práticos sobre coletas de dados em campo (fotografia e material biológico), processamento de amostras e divulgação de resultados. Ao final, serão apresentados aspectos metodológicos de curadoria de coleção zoológica e as possibilidades educativas da Coleção Didático/Científica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional-UFRJ, onde estão depositados 250 exemplares do MoNa das Ilhas Cagarras coletados por pesquisadores do Projeto Ilhas do Rio.
 
 

PROGRAMAÇÃO MAIO DE 2015

 

PROJETO ILHAS DO RIO PARTICIPA DO EVENTO “TURISMO CULTURAL NO BAIRRO IMPERIAL DE SÃO CRISTÓVÃO”, DURANTE A SEMANA NACIONAL DE MUSEUS DE 2015

 
O Projeto Ilhas do Rio fará parte do evento “Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão”, durante a 13° Semana Nacional de Museus (SNM), promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. Nesta edição, o evento será realizado nos dias 23 e 24 de maio, na Quinta da Boa Vista, ponto de partida desse roteiro cultural pelo Bairro Imperial de São Cristóvão. Entre 10h e 16h, em intervalos regulares, ônibus gratuitos sairão da Quinta com destino às instituições culturais do bairro, como o Museu de Astronomia e Ciências Afins, Museu Militar Conde de Linhares, Centro Cultural Maçônico, 1° Batalhão de Guardas e Centro Hípico do Exército. Todas as instituições apresentarão atividades especiais e gratuitas para o evento!
 
Além de integrar o calendário que celebra os 450 do Rio de Janeiro, o Turismo Cultural é também o evento de abertura das comemorações dos 450 anos de São Cristóvão, trazendo para a população carioca um olhar sobre a história e a diversidade cultural do bairro, contribuindo para o conhecimento e valorização da região.
 
Como parte das atividades oferecidas pelo Museu Nacional – UFRJ na Quinta da Boa Vista, o Projeto estará presente no dia 23 de maio (sábado), das 10h às 16h, com a sua Exposição Itinerante sobre as Ilhas Cagarras.
 
A atividade consiste em um caminhão adaptado com mostra fotográfica, painéis didáticos, boneco mergulhador, coleção zoológica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional – UFRJ, TV e maquete das ilhas. Os visitantes poderão observar animais das Ilhas Cagarras, como esponjas-do-mar, corais, moluscos, crustáceos, estrelas-do-mar, peixes, anfíbios, répteis e aves marinhas, além de assistirem vídeos mostrando os animais e as plantas em seu ambiente natural.
 
Para saber mais, confira a programação completa: http://www.museunacional.ufrj.br/
 

Foto: Camila Meireles
 

PROJETO ILHAS DO RIO LEVA AS BELEZAS DAS ILHAS CAGARRAS PARA O “VIVA A MATA” NO JARDIM BOTÂNICO DO RIO

 
O Projeto participará do evento através da sua Exposição Itinerante em caminhão adaptado, nos dias 9 e 10 de maio.
 

Quem visitar o Jardim Botânico nos dias 9 e 10 de maio, poderá ver as belezas do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), através do caminhão adaptado do Projeto Ilhas do Rio. Depois de percorrer diversos locais do Rio, o caminhão volta ao Jardim Botânico com sua primeira Exposição Itinerante do ano! A atividade será oferecida durante o evento “Viva a Mata” que estará no Rio de Janeiro pela primeira vez.
 
O “Viva a Mata” é um Encontro Nacional pela Mata Atlântica, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica que vai promover uma série de atividades gratuitas entre os dias 9 e 17 de maio, das 9h às 18h, no Jardim Botânico.
 
Depois de 10 edições realizadas em São Paulo, o Encontro estreia em novo formato, mas com o mesmo objetivo: comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) promovendo a troca de experiências entre os que lutam pela conservação da floresta e sensibilizando os cidadãos sobre a importância de cuidar do ambiente.
 
Pela primeira vez no evento, o Projeto Ilhas do Rio levará um pouco das Ilhas até os visitantes. Para isso, exibirá fotografias, vídeos, coleção zoológica, painéis explicativos e materiais didáticos e de divulgação. A atividade tem como principal objetivo informar a população sobre as riquezas naturais do MoNa Cagarras, um dos mais belos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, localizado a apenas 5km da praia de Ipanema. Assim espera-se envolver o público na proteção desta unidade de conservação marinha. Serão mais de 40 amostras de animais terrestres e marinhos como esponjas, corais, peixes e aves que fazem parte da coleção zoológica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/UFRJ.
 
Além da Exposição do Projeto Ilhas do Rio, o evento conta com atrações culturais, palestras, seminários e oficinas. Gratuita e aberta ao público, a 11ª edição terá uma programação renovada. Além das atividades de educação ambiental, passeios e atrações culturais, integradas ao projeto “A Mata Atlântica é Aqui”, será promovido um seminário com debates atuais sobre temas de grande relevância, como a situação das nossas águas, dados inéditos sobre a Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, a poluição na Baía de Guanabara e a importância das áreas naturais para a saúde e qualidade de vida nas cidades.
 
Veja a programação completa: Clique Aqui
 
Viva a Mata/ Expo Itinerante Projeto Ilhas do Rio
Data:9 e 10 de maio
Horário: 9h às 17h
Local: Jardim Botânico
Classificação:livre
Gratuito
 

 

 

PROGRAMAÇÃO ABRIL DE 2015

 

Exposição Forte de Copacabana

 

O Projeto Ilhas do Rio volta a realizar a grande EXPO INTERATIVA, desta vez no Forte de Copacabana! O evento visa divulgar a biodiversidade das ilhas cariocas ao grande público para incentivar uma participação mais ativa da população na conservação desses ambientes costeiros.

 

O público terá oportunidade de conhecer as riquezas do MoNa Cagarras, o trabalho dos pesquisadores do Projeto e ainda informações sobre as ilhas Tijucas, Rasa e Maricás, através de fotografias, aquarelas, painéis explicativos, coleção zoológica, maquete gigante, vídeos, palestras e materiais didáticos. Além disso, há atividades oferecidas especialmente para as crianças, como contação de história, pintura e desenhos para colorir. A família toda se diverte!

 

Tudo isso estará disponível de 01 a 05 de abril, das 10h às 18h, no salão de exposições do Forte de Copacabana, no posto 6 da praia. A atividade é indicada para todas as idades.
 

PROGRAMAÇÃO – PALESTRAS EXPO INTERATIVA – FORTE DE COPACABANA


 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO MARÇO DE 2015

 

Atenção!!! Vem aí mais um mutirão de limpeza nas Ilhas Cagarras!

 

O Projeto Ilhas do Rio realizará o seu quarto mutirão de limpeza com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação dos ecossistemas marinhos. No dia 14 de março será feita uma limpeza do lixo em áreas terrestre e subaquática da unidade de conservação com a participação de profissionais ambientalistas e do dia 22 (domingo) o evento será aberto ao publico, com uma exposição sobre os impactos do lixo na biodiversidade das ilhas e também informações educativas sobre o Emissário Submarino de Esgoto de Ipanema e exposição de imagens sobre o concurso Designer Day, em parceria com a instituição WWF-Brasil.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 14 de março (Sábado) para equipe e convidados (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

 

7h
• Chegada dos voluntários na Marina da Glória
• Preenchimento dos documentos
• Distribuição dos brindes
• Reunião dos voluntários para iniciar o embarque

 

8h
• Saída das embarcações para o MoNa Cagarras

 

9h30
• Chegada da equipe e dos voluntários no arquipélago

 

10h
• Desembarque dos participantes responsáveis pela limpeza terrestre e submarina na ilha das Palmas
• Início do mutirão na ilha das Palmas

 

10h30
• Desembarque dos participantes responsáveis pela limpeza terrestre e submarina na ilha Comprida
• Início do mutirão na ilha Comprida

 

14h
• Saídas das embarcações do arquipélago
• Transporte do lixo recolhido diretamente para a Colônia de Pescadores Z-13 no Posto 6 de Copacabana

 

15h30h
• Chegada dos participantes na Marina da Glória
• Reunião para fotografia com todos os voluntários

 

16:30h
• Chegada dos voluntários e da equipe na Colônia de Pescadores Z-13
• Separação, classificação e pesagem do lixo recolhido no MoNa Cagarras

 

18h
• Enceramento das atividades

 

Recomendações:

- Levar calçado seguro (tênis, papete, sapatilha de costão) para subir nas pedras
- Máquina fotográfica com uma sacola que tenha vedação para não molhar durante o trecho a nado.
- Roupa de banho
- Levar roupa seca para ficar confortável após o retorno ao barco
- Não esquecer protetor solar, repelente e chapéu.

 

Dia 22 de março (Domingo)

 

9h – 15h

 

• Abertura da exposição para o público no posto 10 da Praia de Ipanema

• Exposição de fotografias, material biológico do MoNa Cagarras, painéis didáticos e de lixo encontrado nos ninhais das aves.

• Participação da WWF Brasil com a Exposição sobre o concurso Designer Day.

 

 

 

 

 

II Curso de Qualificação de Educadores

 

O Projeto Ilhas do Rio realizará o II Curso para Qualificação de Educadores para formar agentes multiplicadores sobre a temática do MoNa Cagarras.

 

 

O curso consiste em aulas teóricas e práticas sobre:
• Histórico e biodiversidade do MoNa Cagarras;
• Ações do Projeto Ilhas do Rio,
• Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional-RJ;
• Transdisciplinaridade na Educação Ambiental.

 

Data: 05/03/2015 (5ª feira)
Horário: 8h às 17h
Local/End: Museu Nacional da UFRJ. Quinta da Boa Vista, São Cristóvão/RJ.
Referências: Auditório da Biblioteca (que fica no Horto).
Próximo ao portão da Quinta – voltado para o Metrô.

 

Faça sua pré-inscrição até o dia 23 de fevereiro (2ª feira), enviando e-mail para eaprojetoilhasdorio@gmail.com, com o assunto “Curso Educador”, informando nome completo e nome da instituição de ensino que representa.


O resultado será divulgado no dia 27 de fevereiro, via e-mail.
A atividade é gratuita. Não perca essa oportunidade!

 

 

PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO DE 2014

 

Participe do evento “Retrospectiva 2014 do Projeto Ilhas do Rio”

 

O Projeto Ilhas do Rio realizará o evento “Retrospectiva 2014” para apresentar as principais conquistas alcançadas nesse primeiro ano da 2º fase do projeto.
Fique por dentro da programação das palestras que apresentarão as principais descobertas sobre o ecossistema das Ilhas Cagarras e as ações de mobilização social do projeto. Confira também a exposição de fotos e exibição de vídeos das atividades realizadas nesta fase e aproveitando a data, estaremos comemorando o 9º aniversário do Instituto Mar Adentro responsável pelo projeto e a revitalização do Centro de Visitantes.

 

Data: 20 de dezembro de 2014
Horário: 10h às 12h
Local: Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores Z-13, Posto 6, Copacabana

 

PALESTRAS

 

10h – Abertura do Evento

10h30 – Palestra: “Ações e resultados da pesquisa científica no MoNa Cagarras”
Carlos Rangel (Pesquisador do Projeto Ilhas do Rio)

11h – Palestra: “Atividades da Mobilização Social do Projeto Ilhas do Rio”
Camila Meireles (Educadora Ambiental do Projeto Ilhas do Rio)

11h30 – Exibição de vídeos e sorteio de brindes.

12h – Comemoração do 9º aniversário do Instituto Mar Adentro
Encerramento da atividade

 

 

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO DE 2014

 

ATÉ O FINAL DE NOVEMBRO O PROJETO ILHAS DO RIO ESTARÁ NO MUSEU DO MEIO AMBIENTE DO JARDIM BOTÂNICO

 

Após o grande sucesso da Exposição Itinerante o Projeto Ilhas do Rio foi convidado para permanecer com a exposição de fotos, aquarelas e banners no Museu do Meio Ambiente até o final de novembro.

 

A parte expositiva terá cerca de 80 fotos exclusivas e 10 ilustrações em aquarela que trazem detalhes da biodiversidade do MoNa Cagarras. Todas as fotos foram tiradas durante o trabalho de campo dos pesquisadores, revelando a grande diversidade de fauna e flora encontrada ao longo das quatro principais ilhas que compõe o arquipélago: Cagarra, Comprida, Palmas e Redonda, além das Ilhas Maricás, Tijucas e Rasa, recentemente incorporadas ao projeto. As aquarelas são de autoria de Pedro R. Pagnoncelli e fazem parte da ilustração do livro “História, Pesquisa e Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras”, um dos 10 finalistas do prêmio Jabuti 2014 na categoria Ciências Naturais.

 

 

PROJETO ILHAS DO RIO LEVA AS BELEZAS DAS ILHAS CAGARRAS PARA O MUSEU DO MEIO AMBIENTE DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

 

 

O Projeto Ilhas do Rio promove sua primeira grande exposição interativa do ano, entre os dias 12 e 16 de novembro, com fotos, amostras de animais e plantas, palestras e exibição de documentário, com entrada franca.

 

A parte expositiva terá cerca de 80 fotos exclusivas e 10 ilustrações em aquarela que trazem detalhes da biodiversidade do MoNa Cagarras. Todas as fotos foram tiradas durante o trabalho de campo dos pesquisadores, revelando a grande diversidade de fauna e flora encontrada ao longo das quatro principais ilhas que compõe o arquipélago: Cagarra, Comprida, Palmas e Redonda, além das Ilhas Maricás, Tijucas e Rasa, recentemente incorporadas ao projeto. As aquarelas são de autoria de Pedro R. Pagnoncelli e fazem parte da ilustração do livro “História, Pesquisa e Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras”, um dos 10 finalistas do prêmio Jabuti 2014 na categoria Ciências Naturais.

 

Os visitantes também poderão ver de perto cerca de 40 exemplares de peixes, invertebrados marinhos, répteis e anfíbios (conservados em álcool); conchas e corais secos; além de amostras empalhadas de fragata, pinguim e urubu. Dois grandes espaços temáticos serão montados trazendo detalhes do trabalho realizado pelos pesquisadores através de equipamentos e fotos. No terrestre, o público poderá conferir como são feitos o monitoramento de aves marinhas, o levantamento da flora, o registro arqueológico e o estudo geológico. Já o espaço marinho apresentará como é feito o mergulho científico e contará com boneco equipado com cilindro, colete, máscara, snorkel, nadadeiras, regulador, prancheta, guia de identificação e roupa de neoprene. Também será apresentado o trabalho de campo do monitoramento da qualidade da água, que mostrará como os pesquisadores coletam amostras para análises e verificam a turbidez e a transparência da água. Entre os espaços, os visitantes terão a chance de ver uma maquete que mostra as ilhas em proporção.

 

Com o objetivo de divulgar e buscar o envolvimento da população no apoio às medidas de conservação do MoNa Cagarras serão promovidas palestras de diferentes temáticas, apresentadas pela equipe e colaboradores do projeto Ilhas do Rio. No intervalo, entre uma e outra, será exibido o documentário “Ilhas Cagarras, Monumento Carioca”, que traz entrevistas com imagens de campo, aéreas e subaquáticas da região.

 

A criançada também terá diversão garantida. Para o público infantil, haverá um espaço lúdico com oficinas e contação de história, além da distribuição da cartilha “Descobrindo o Monumento Natural das Ilhas Cagarras”, desenvolvida especialmente para os pequenos.

 

PROGRAMAÇÃO:

EXPO INTERATIVA DO PROJETO ILHAS DO RIO

Data: 12 a 16 de novembro.

Horário: 9h às 16h

Local: Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Endereço: R. Jardim Botânico, n° 1.008

Censura: Livre

ENTRADA FRANCA.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO DE 2014

 

Venha conferir a exposição “Aquarela – As cores das Ilhas Cagarras” do Projeto Ilhas do Rio!

 

O Projeto Ilhas do Rio realiza pela primeira vez a exposição de telas em aquarela das Ilhas Cagarras do artista Pedro Pagnoncelli. As pinturas fazem parte do livro “História, Pesquisa e Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras”, ilustrando a riqueza biológica e cênica das ilhas.

 

Data: 02 de outubro até 1º de novembro de 2014

 

Horário: 9h as 18h (quinta a domingo)

 

Local: Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores Z-13, Posto 6, Copacabana.

 

 

Sobre o artista:

Pedro Pagnoncelli, designer gráfico graduado pela PUC-Rio e formado em ilustração científica pela Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBC) do Jardim Botânico-RJ. Recentemente lançou a PostalRJ, marca de souvenirs artísticos Rio de Janeiro, ilustrando a beleza natural e a cultura da cidade maravilhosa. Para conhecer um pouco mais de seu trabalho visite: www.postalrj.com.

 

 

I Curso de Qualificação de Educadores

 

O Projeto Ilhas do Rio realizará o I Curso de Qualificação de Educadores para formar agentes multiplicadores sobre a temática do MoNa Cagarras.

O curso consiste em aulas teóricas e práticas sobre:

• Histórico e biodiversidade do MoNa Cagarras;

• Ações do Projeto Ilhas do Rio;

• Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional-RJ;

• Transdisciplinaridade na Educação Ambiental.

 

Participações especiais do educador ambiental Dr. Carlos Frederico Loureiro e do pesquisador Dr. Fernando Moraes.

 

Data: 28 de outubro de 2014.

Horário: de 9h às 18h.

Local: Museu do Meio Ambiente, Jardim Botânico. Rua Jardim Botânico, 1008.

 

Faça sua pré-inscrição até dia 13 de outubro, enviando e-mail para ea@ilhasdorio.org.br, com o assunto “curso educador”, informando nome completo e nome da instituição de ensino que representa. O resultado será divulgado no dia 17 de outubro.

A atividade é gratuita. Não perca essa oportunidade!

 

 

 

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO DE 2014

 

3º MUTIRÃO DE LIMPEZA NO MONUMENTO NATURAL DAS ILHAS CAGARRAS

 

O evento no domingo é aberto ao público e conta com palestras, vídeos, coleção zoológica, painéis didáticos e mostra fotográfica. Além disso, será feita a triagem do lixo recolhido nas ilhas que será doado a Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (COOPAMA), responsável pela reciclagem do material.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 20 de setembro (Sábado) Para equipe e convidados (mediante prévia inscrição)

7h

• Chegada dos voluntários na Marina da Glória

• Confirmação da inscrição

• Retirada do material que será utilizado durante o evento: camiseta, luva, saco de lixo, prancheta e a ficha de contabilização dos resíduos sólidos

• Reunião com grupo de participantes para apresentar a logística da atividade

8h

• Saída das embarcações para o MoNa Cagarras

9h30

• Chegada da equipe de produção do mutirão e dos participantes no arquipélago

10h

• Desembarque dos participantes responsáveis pela limpeza terrestre – ilhas Comprida e Palmas

10h30

• Início do mutirão de limpeza submarina e terrestre

14h

• Saídas das embarcações do arquipélago

• Transporte do lixo recolhido diretamente para a Colônia de Pescadores Z-13 no Posto 6 de Copacabana

15h30h

• Chegada dos participantes na Marina da Glória

• Reunião para fotografia com todos os participantes

16h

• Encerramento do 1º dia de atividades

 

Recomendações para o mutirão na ilha:

- Levar calçado seguro (tênis, papete, sapatilha de costão) para subir nas pedras

- Máquina fotográfica com uma sacola que tenha vedação para não molhar durante o trecho a nado.

- Roupa de banho

- Levar roupa seca para ficar confortável após o retorno ao barco

- Não esquecer protetor solar, repelente e chapéu/boné.

 

Dia 21 de setembro (Domingo) Aberto ao público

9h – 16h

• Exposição de fotografias, painéis didáticos e material biológico do MoNa Cagarras, no Centro de Visitantes da Colônia Z-13 no Posto 6 de Copacabana.

10h – 10h30

• Palestra: “Histórico do Monumento Natural das Ilhas Cagarras”

Palestrante: Henrique Zaluar (MoNa Cagarras/ICMBio)

11h -11:30h

• Palestra: “O seu, o meu, o nosso lixo!”

Palestrante: Érica Sepúlveda (Educação Ambiental – Equipe Recicloteca)

12:30h -15h

• Separação, classificação e pesagem do lixo recolhido no dia anterior no MoNa Cagarras

16h

• Encerramento das atividades

 

 

APOIO

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO JUNHO E JULHO DE 2014

 

 

Conheça os encantos das Ilhas Cagarras e seu entorno na Exposição Itinerante do Projeto Ilhas do Rio!

A Exposição Itinerante facilita o acesso do grande público às belezas do Mona Cagarras e áreas do entorno. Nosso caminhão adaptado leva visitantes de todas as idades a uma viagem pelos ambientes marinhos e terrestres dessa unidade de conservação.

 

Confira nossas atividades e agenda:

Mostra fotográfica

Exibição de vídeos

Espaços temáticos

Lupa para observação dos animais

Coleção zoológica do Museu Nacional – UFRJ

 

 

 

Discover Cagarras Islands’ wonders through the Touring Exhibition brought to you by Islands of Rio Project!

The Touring Exhibition allows the public to access the beauties of the Cagarras Islands Natural Monument and their surrounding areas. Our special truck leads visitors of all ages to an amazing journey through the marine and terrestrial environments of this Marine Protected Area.

 

Check out our activities and schedule:

Photo and Video Exhibits

Thematic Areas

Optical microscope for animal observation

Zoological collection of the National Museum

 

PROGRAMAÇÃO:

SCHEDULE:

Datas Dates: 15/06 (dom | Sun)

06/07 (dom | Sun)

Local Location: Parque Lage – RJ

End. Add.: R. Jardim Botânico – RJ, 414 – Jardim Botânico

Hora: 10h às 14h Time: 10 to 14h

 

Datas Dates: 27/06 (sexta/ Fri)

19/07 (sáb/ Sat)

20/07 (dom/ Sun)

Local Location: Jardim Botânico – RJ

End. Add.: R. Jardim Botânico, 1.008 – Jardim Botânico

Hora: 9 às 16h – Time: 9 to 16h

 

 

For more information on how to have a Touring Exhibition closer to you, please contact us on: (e-mail) ea@ilhasdorio.org.br

 

 

 

PROGRAMAÇÃO MAIO DE 2014

 

Minicurso de “Educação Ambiental participativa: da teoria à prática”

 

O Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores de Copacabana está promovendo um minicurso de “Educação Ambiental participativa: da teoria à prática”.

Mais informações acesse – clique aqui.

1º Concurso de fotografia do Projeto Ilhas do Rio

 

O Projeto Ilhas do Rio convida a todos os fotógrafos profissionais e amadores a participarem do 1º concurso de fotografia, tendo como tema o Monumento Natural das Ilhas Cagarras.

 

Mais informações acesse – clique aqui.

2º Curso para Qualificação de Voluntários

 

Atenção inscritos no Curso para Qualificação de Voluntários: a atividade adiada por motivo da greve dos rodoviários (nos dias 13 e 14 de maio), será nos dias 04 e 05 de junho permanecendo nos mesmos horários.

 

Exposição de Fotografias

 

 

PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO DE 2014

 

Fórum Comunitário

Evento voltado para pescadores e demais interessados na temática sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagaras.

Programação

*Apresentação do Projeto Ilhas do Rio (histórico e as novas atividades);

*Debate sobre a atuação do projeto com a colônia de pesca Z-13.

Data: 21 de fevereiro, sexta-feira.

Hora: 10h30

Local: Centro de Visitantes da Colônia de Pesca Z-13, posto 6 de Copacabana.

Maiores informações: cv@ilhasdorio.org.br

Contamos com a sua participação!

PROGRAMAÇÃO 2013

 

Devido ao grande sucesso e procura, o Projeto Ilhas do Rio foi convidado a voltar ao Forte de Copacabana com a Exposição sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras , entre os dias 21 e 24 de fevereiro, de 10 h às 18 h.

 

Em abril de 2010, as Ilhas Cagarras se tornaram a primeira Unidade de Conservação Marinha de Proteção Integral da Cidade do Rio de Janeiro. A exposição tem como objetivo apresentar o Projeto, os resultados de suas atividades e assuntos pertinentes ao Monumento Natural para a sociedade em geral.

 

Durante quatro dias serão realizadas atividades educativas com palestras, painéis informativos, exposição de fotos e exibição do documentário sobre os resultados de pesquisa obtidos pelo Projeto e informações inéditas da fauna e flora do MoNa Cagarras.

 

As palestras ocorrerão todos os dias em 2 horários: às 11h30 h e às 16h. Ao final de cada palestra teremos sorteios de brindes do projeto.

 

Quinta 11:30h

– Golfinhos, com o Doutorando Rodrigo Tardin.

Quinta 16h

– Atividades do Projeto Ilhas do Rio no Centro de Visitantes da Colônia Z-13, com o biólogo Lucas Rech.

Sexta 11:30h

– Projeto Ilhas do Rio, com o Dr. Carlos Rangel.

Sexta 16h

– Flora Vascular do MoNa Cagarras, com o Dr. Massimo Bovini.

Sábado 11:30h

– Peixe Recifais do MoNa Cagarras, com o Dr. José Policarpo.

Sábado 16h

– Flora Vascular do MoNa Cagarras, com o Dr. Massimo Bovini.

Domingo 11:30h

– A Biodiversidade do MoNa Cagarras, com o Dr. Fernando Moraes.

Domingo 16h

– A Qualidade da Água no MoNa Cagarras, com o Dr. Rodolfo Paranhos

 

Sejam todos bem-vindos!

 

Apoio:
Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana – MHEx/FC

2ª Exposição sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras no Forte de Copacabana

O Projeto Ilhas do Rio realizará sua 2ª Exposição sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras no Forte de Copacabana, entre os dias 30 de Janeiro a 03 de Fevereiro 2013.

 

Em abril de 2010, as Ilhas Cagarras se tornaram a primeira Unidade de Conservação Marinha de Proteção Integral da Cidade do Rio de Janeiro. A exposição tem o objetivo apresentar o projeto, os resultados de suas atividades e assuntos pertinentes ao Monumento Natural para a sociedade em geral.

 

Durante cinco dias, serão realizadas atividades educativas com palestras, exposições de materiais biológicos e fotografias, painéis informativos e projeção de vídeos sobre a região. No final de semana, serāo realizadas atividades lúdicas para o público infantil.

 

Horário da exposição: 10 às 18h.

PALESTRAS:

Quarta

11:30h – Dr. Fernando Moraes: Biodiversidade do MoNaCagarras

15h – Dr. Fernando Moraes: Biodiversidade do MoNa Cagarras

Quinta

11:30h – Dr. André Breves: Biodiversidade de moluscos doMoNa Cagarras
15h – Biólogo Rodrigo Tardin: Golfinhos

Sexta

11:30h – Oceanógrafa Raquel Pinhão: Projeto Ilhas do Rio

15h – Estagiária de Educação Ambiental e estudante deBiologia Mádian Bittencourt – Educação Ambiental do Projeto Ilhas do Rio.

Sábado

11:30h – Oceanógrafa Raquel Pinhão: Projeto Ilhas do Rio

15h – Dr. Fernando Moraes: Biodiversidade do MoNa Cagarras

Domingo

11:30h – MCs. Larissa Cunha: Aves do MoNa Cagarras

15h – Biólogo Rodrigo Tardin: Golfinhos

 

Equipe de Comunicação Projeto Ilhas do Rio – (21) 2549-2044 | (21) 8022-7479

www.ilhasdorio.org.br | facebook.com/projetoilhasdorio | @ilhasdorio

Apoio:

Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana – MHEx/FC

PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO DE 2012

2º MUTIRÃO DE LIMPEZA DO PROJETO ILHAS DO RIO

Dia 08/12

O Projeto Ilhas do Rio promoverá um mutirão de limpeza submarina e terrestre nas ilhas que compõem o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras). O principal objetivo da atividade será sensibilizar a população que frequenta o MoNa Cagarras sobre os problemas ocasionados pelo lançamento indevido de resíduos sólidos na faixa litorânea e da importância na preservação e conservação dos ecossistemas marinhos.

 

Dia 09/12

O Projeto Ilhas do Rio organizará exposições sobre a biodiversidade marinha e terrestre do MoNa Cagarras, para que a sociedade possa conhecer um pouco mais sobre a unidade de conservação. Nesse dia também será realizada toda a atividade de separação, classificação e quantificação dos resíduos coletados nas ilhas no dia anterior (08/02), durante o 2º Mutirão de Limpeza do Projeto Ilhas do Rio.

 

Estas informações serão usadas para mapear as principais fontes poluidoras da área. Todos os resíduos coletados serão doados a Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (COOPAMA) que se responsabilizará pela reciclagem do material. Haverá ainda palestras sobre a importância da reciclagem e da conservação do MoNa Cagarras, ministrada por especialistas da ECOMARAPENDI e do PROJETO ILHAS DO RIO.

 

Local: Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores do Posto 6 – Copacabana

 

APOIO:

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO DE 2012

V Congresso Brasileiro de Oceanografia

 

O Projeto Ilhas do Rio participará do V Congresso Brasileiro de Oceanografia, no Centro de Convenções Sul América, Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 16 de novembro, das 12h às 20h.

 

Haverá um stand da Petrobras, patrocinadora oficial do evento, com a participação de vários Projetos Ambientais Marinhos do Programa Petrobras Ambiental.

 

Maiores informações no site www.cbo2012.com .
Venham conhecer um pouco mais sobre o Projeto Ilhas do Rio.

 

Equipe de Comunicação Projeto Ilhas do Rio:
(21) 2549-2044 | (21) 8317-0123
www.ilhasdorio.org.br facebook.com / projetoilhasdorio@ilhasdorio

 

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO DE 2012

 

Evento exclusivo para convidados

 

PROJETO ILHAS DO RIO PROMOVE O 2º CICLO DE PALESTRAS SOBRE O MONUMENTO NATURAL DAS ILHAS CAGARRAS

 

O Projeto Ilhas do Rio, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, promove no dia 27 de outubroo seu segundo Ciclo de Palestras voltado para o setor turístico e desportivo do Rio de Janeiro. Com o objetivo de fornecer informações sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), as palestras terão como público-alvo os principais hotéis da orla do eixo Copacabana – Leblon, agências de turismo, Riotur, Secretaria de Turismo, operadoras de mergulho, praticantes de escalada, canoagem e caça-submarina que utilizam as ilhas.

 

Cada ciclo de palestra é formatado para 50 participantes, com o objetivo de capacitar este grupo de profissionais para que sejam multiplicadores das informações pertinentes à preservação do MoNa Cagarras.
Serão apresentados temas como: História, Meio Ambiente (fauna e flora), Noções da legislação que rege o local; Turismo em Unidade de Conservação e Conduta consciente em ambientes marinhos.

 

As palestras serão ministradas por profissionais com conhecimento da área, usando recursos audiovisuais e material impresso informativo. Cada apresentação terá cerca de 30 minutos, totalizando 4h de evento.

 

PROGRAMAÇÃO JUNHO DE 2012

 

I WORKSHOP TÉCNICO-CIENTÍFICO DO MONUMENTO NATURAL DAS ILHAS CAGARRAS
O PROJETO ILHAS DO RIO realizará um evento para convidados no Museu Nacional – UFRJ, entre 13 – 15 de junho de 2012.

 

O I Workshop Técnico-Científico do Monumento Natural das Ilhas Cagarras está sendo organizado em parceria com o ICMBio e o Museu Nacional, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

 

Estarão reunidos, na mais antiga instituição de pesquisa do Brasil, diversos segmentos da sociedade e do poder público com a finalidade de discutir aspectos da Pesquisa Científica, do Uso Público e da Gestão Institucional da mais nova Unidade de Conservação Marinha de Proteção Integral da cidade do Rio de Janeiro.

 

 

PROGRAMAÇÃO MARÇO DE 2012

 

EXPOSIÇÃO DO PROJETO ILHAS DO RIO NO FORTE DE COPACABANA (POSTO 6) – RJ

 

Dias 21/03 a 25/03
O Projeto Ilhas do Rio realizará sua 1ª Exposição no Forte de Copacabana, entre os dias 21 e 25 de março de 2012.

 

A exposição tem o objetivo de fornecer um espaço de divulgação do projeto e do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras) para a sociedade em geral através das seguintes temáticas: (1) Histórico da área; (2) Meio Ambiente do MoNa Cagarras; (3) Noções da legislação que rege o MoNa Cagarras; (4) Turismo em Unidade de Conservação e conduta consciente em ambientes marinhos; (5) Projeto ILHAS DO RIO.

 

Durante cinco dias de exposição, serão realizadas atividades lúdicas e educativas a fim de possibilitar uma maior interação do público com os conhecimentos sobre a área dessa Unidade de Conservação.

 

Dentre elas, serão realizadas palestras, exposições de materiais biológicos e fotografias, painéis informativos, oficinas de pintura e projeção de vídeos sobre a região.

 

Horário da exposição: 10hrs às 18hrs.

 

PALESTRAS:

 

Sábado, 24/03 às 11hrs:

“Projeto Ilhas do Rio” – Palestrante: Bióloga Flávia Brasil;

Sábado, 24/03 às 15hrs:

“Aves do MoNa Cagarras” – Palestrante: M.Sc.Larissa Cunha

 

Domingo, 25/03 às 11hrs:

“Golfinhos das Ilhas Cagarras” – Palestrante: Biólogo Rodrigo Tardin;

Domingo, 25/03 às 15hrs:

“”Biodiversidade do MoNa Cagarras” ” – Palestrante: Dr. Fernando Moraes.

 

Maiores informações: (21) 2549-2044 /ea@ilhasdorio.org.br

 

Confira o sorteio que será realizado na exposição e concorra a um passeio de barco acompanhando um dia de pesquisas nas Ilhas Cagarras.

 

APOIO:
Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana – MHEx/FC

PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO DE 2012

 

OFICINA AMBIENTAL PARA PESCADORES

 

Dias 28/02 – 01/03 – 03/03
O Projeto Ilhas do Rio promoverá Oficinas Ambientais voltadas para os pescadores das colônias de pesca Z-7 (Itaipu), Z-8 (Jurujuba) e Z-13 (Copacabana).

 

As oficinas terão o objetivo de repassar informações sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), sua fauna e flora, habitats, problemas ambientais que envolvem a área, legislação que rege essa Unidade de Conservação, conduta consciente e uso sustentável dos recursos naturais em ambientes marinhos, além da valorização dos conhecimentos tradicionais das comunidades pesqueiras.

 

As oficinas serão oferecidas gratuitamente com carga horária de 4h, para um total de 20 pescadores por colônia. Os materiais necessários para a realização das atividades serão disponibilizados pelo Projeto e cada participante receberá um kit ecológico com material informativo.

 

Como produto final das oficinas pretende-se obter uma lista de sugestões formuladas pelos pescadores para subsidiar as futuras discussões do plano de manejo do MoNa Cagarras.

 

Colônia Z13 Copacabana – dia 28/02/12 – tarde

 

Colônia Z7 Itaipu – dia 01/03/12 – manhã

 

Colônia Z8 Jurujuba – dia 03/03/12 – manhã

 

Confira a programação da Oficina:

 

1- Apresentação dos participantes (pescadores);
2- Palestra: “Animais e Plantas do Monumento Natural das Ilhas Cagarras.” Palestrante: Bióloga Flávia Brasil;
3- Lanche;
4- Palestra: “Histórico e Legislação do Monumento Natural das Ilhas Cagarras.” Palestrante: Dra. Aline Aguiar;
5- Roda de conversa para a produção de um documento de sugestões dos pescadores com o objetivo de subsidiar as futuras discussões do Plano de Manejo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras;
6- Dinâmica de encerramento.

 

Maiores informações: (21) 2549-2044 / ea@ilhasdorio.org.br

 

1º MUTIRÃO DE LIMPEZA DO PROJETO ILHAS DO RIO

 

Dia 04/02
O Instituto Mar Adentro promoverá um mutirão de limpeza submarina e terrestre nas ilhas que compõem o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), com apoio dos membros do Conselho Consultivo do MoNa Cagarras e das Operadoras de Mergulho X-Divers, Mar do Mundo e AlfaMar. O principal objetivo da atividade será sensibilizar a população que frequenta o MoNa Cagarras sobre os problemas ocasionados pelo lançamento indevido de resíduos sólidos na faixa litorânea e da importância na preservação e conservação dos ecossistemas marinhos.

 

Dia 05/02
O Instituto Mar Adentro organizará exposições sobre a biodiversidade marinha e terrestre do MoNa Cagarras, para que a sociedade possa conhecer um pouco mais sobre a unidade de conservação. Nesse dia também será realizada toda a atividade de separação, classificação e quantificação dos resíduos coletados nas ilhas no dia anterior (04/02), durante o 1º Mutirão de Limpeza do Projeto Ilhas do Rio. Estas informações serão usadas para mapear as principais fontes poluidoras da área. Todos os resíduos coletados serão doados a Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (COOPAMA) que se responsabilizará pela reciclagem do material. Haverá ainda palestras sobre a importância da reciclagem e da conservação do MoNa Cagarras, ministrada por especialistas da ECOMARAPENDI e do PROJETO ILHAS DO RIO.

 

CASO AS CONDIÇÕES DE TEMPO E MAR ESTEJAM DESFAVORÁVEIS, O EVENTO SERÁ REALIZADO NO FIM DE SEMANA SEGUINTE (DIAS 11 E 12/02)!

 

Confira a programação e venha participar desse evento pela preservação dos ecossistemas marinhos do litoral carioca!

 

Data: 05 de fevereiro de 2012

Local: Centro de Visitantes da Colônia Z-13, Posto 6 da Praia de Copacabana (ao lado do Forte)

Horário: 9h – 18h

 

Exposições sobre a biodiversidade do MoNa Cagarras

Descrição: será montada uma exposição fotográfica e outra com exemplares de animais marinho e terrestres que ocorrem no MoNa Cagarras

 

Horário: 10h – 10h30
Palestra sobre reciclagem: “O Seu, o meu, o nosso lixo” (Érica Sepúlveda – ECOMARAPENDI)

 

Horário: 11h – 13h

Separação, classificação e pesagem do lixo

Descrição: todos os resíduos recolhidos nas ilhas contarão com a ajuda de voluntários para a sua separação, classificação e quantificação

 

Horário: 18h – 18h30
Palestra sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras: “Porque conservar o Monumento Natural das Ilhas Cagarras?” (Dr. Fernando Moraes – Projeto Ilhas do Rio)

PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO DE 2011

 

Dia 19/12 – CICLO DE PALESTRAS do Projeto ILHAS DO RIO sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras:
O Instituto Mar Adentro realiza o 1º Ciclo de Palestras do Projeto Ilhas do Rio com o objetivo de capacitar o setor turístico e desportivo com informações sobre a recém criada unidade de conservação marinha do Rio de Janeiro, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras).

 

Nesse evento os profissionais de turismo convidados terão acesso a informações sobre esse exclusivo cartão postal carioca, incluindo seu histórico, legislação, biodiversidade e práticas conscientes de turismo. As palestras serão realizadas por integrantes da equipe do Projeto e convidados, como o ICMBio e o Projeto Coral Vivo.

 

Data: 19 de dezembro de 2011.
Horário: de 8:00h às 13:00h.
Local: Hotel Caesar Park Ipanema, Rio de Janeiro, RJ.