BLOG

SAIU NA IMPRENSA

LINKS


 

O Projeto | Quem somos

 

O Projeto Ilhas do Rio iniciou suas atividades em abril de 2011 no Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras). Desde então, são desenvolvidas pesquisas científicas que resultam em informações essenciais para gestão dessa primeira Unidade de Conservação (UC) marinha de proteção integral do Rio de Janeiro.

 

Atualmente o Projeto Ilhas do Rio visa o refinamento de dados estratégicos já levantados na sua 1ª fase, incluindo a espacialização da distribuição de espécies e de sítios arqueológicos. Simultaneamente se busca a identificação de áreas na UC com diferentes níveis de proteção e acesso, direcionando, assim, os potenciais usos sustentáveis, como ecoturismo. Dessa forma, as investigações científicas, realizadas até hoje, geram subsídios que auxiliam diretamente no processo de gestão e manejo do MoNa Cagarras.

 

Além da UC, os estudos foram estendidos para os ambientes marinhos e terrestres da Ilha Rasa e dos arquipélagos de Maricás e Tijucas. Essa nova linha de pesquisa amplia o conhecimento sobre a biodiversidade do litoral do Rio de Janeiro, bem como possibilita a comparação entre as Ilhas Cagarras com as áreas do entorno e, consequentemente, permite a demonstração dos efeitos dos limites do MoNa na proteção dos ecossistemas.

 

O Projeto Ilhas do Rio tem como premissa não só a pesquisa científica, mas também a mobilização social para a sensibilização da sociedade para apoio às medidas de conservação e estímulo ao turismo consciente no MoNa Cagarras. Dessa forma, todos os resultados obtidos, assim como informações gerais sobre unidades de conservação, são difundidos através de diversas atividades didático-científicas e de formação de agentes multiplicadores, como cursos, palestras, mutirões de limpeza, exposições, entre muitas outras iniciativas de educação ambiental e divulgação científica.

 

Portanto, espera-se que o ecossistema local seja utilizado de forma sustentável, os visitantes e turistas tenham uma boa impressão do MoNa Cagarras, os profissionais envolvidos desenvolvam práticas ecologicamente corretas, e o poder público tenha subsídios técnico/científicos de qualidade para gerenciar as atividades na UC.

 

O Projeto Ilhas do Rio é idealizado pelo Instituto Mar Adentro e patrocinado pela Petrobras.