Facebook

Banner

CURSOS LIVRES

Banner

Navegue pelo MUVIMAR

Busca MUVIMAR

Banner

Detalhes do projeto MuviMar

Escrito por Administrator
Ter, 17 de Agosto de 2010 18:05

Instituto Mar Adentro e a iniciativa de criação de um Museu Virtual com registros fotográficos subaquáticos.

O Instituto Mar Adentro: Promoção e Gestão do Conhecimento de Ecossistemas Aquáticos é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, com sede e foro no município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro.

 

Recentemente constituído, em 13 de dezembro de 2005, o Instituto MAR ADENTRO tem como missão: promover, participar e fomentar ações para geração e difusão de conhecimento sobre os ecossistemas aquáticos e outros associados, visando garantir a integridade dos processos naturais, o equilíbrio ambiental e o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.Dentre as finalidades previstas pelo estatuto do Instituto encontram-se: estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos relacionados aos ecossistemas aquáticos e outros associados; recuperação de áreas degradadas no meio ambiente aquático; manutenção sustentável das populações dos ecossistemas aquáticos; defesa, preservação e conservação do desenvolvimento sustentável dos mesmos; entre outros.

Para atingir seus objetivos, o Instituto pauta suas atividades através das seguintes iniciativas: execução direta de projetos, programas de extensão e defesa ativa do meio ambiente, entre outras.

Atualmente, o Instituto MAR ADENTRO tem como principal projeto a criação de um MUSEU VIRTUAL, com registros fotográficos subaquáticos, com a finalidade de subsidiar iniciativas nas áreas de EDUCAÇÃO, PESQUISA e EXTENSÃO. A iniciativa desse projeto baseou-se no fato de que mergulhadores e fotógrafos subaquáticos, em geral, têm demonstrando um grande apreço pela conservação dos ecossistemas marinhos e dos animais que os compõem.

O projeto tem como principal objetivo agregar o potencial empírico de fotógrafos subaquáticos em realizar os registros fotográficos, contribuindo para documentação biológica dos seres marinhos, no meio científico, através da criação de um banco de dados disponível em um website. O banco de dados do Museu Virtual será formado por fotografias de animais marinhos doadas por mergulhadores e fotógrafos, assim como profissionais do meio científico.

Serão elaborados protocolos que terão instruções de como realizar fotografias que sirvam como registro científico das espécies marinhas.Cada protocolo será elaborado por pesquisadores especialistas, em cada grupo taxonômico. Dentre as informações sobre como captar uma fotografia científica, o protocolo conterá informações sobre os tipos de dados que deverão constar para a efetivação de um registro científico completo, incluindo: data, local, profundidade, temperatura, substrato, além de comentários sobre comportamento, alimentação, interações ecológicas, etc. Toda fotografia doada que estiver completa como registro científico, será publicada no website Museu Virtual, tendo o cuidado de garantir o copyright do fotógrafo doador.

 

Exemplos de Registros Científicos:

Equinodermos

1- Nome vulgar*: ouriço lápis
2- Nome científico*: Eucidaris tribuloides
3- Local*: Arraial do Cabo, Rio de Janeiro
4- Data*: Março de 2005
5- Fotógrafo(a)*: Aline Aguiar
8- Tamanho: 10cm
9- Profundidade: 5m
10- Temperatura: 220C
11- Descrição do habitat: Substrato rochoso com incrustações diversas
12- Comportamento (tipo de atividade e presença de interações): parado
13- Descrição do local de mergulho: enseada rasa com costão rochoso caracterizado por grandes pedras. Normalmente com águas calmas e transparentes.


Peixes

1- Nome vulgar*: garoupa-gato
2- Nome científico*: Alphestes afer
3- Local*: João Pessoa, Paraíba
4- Data*: Janeiro de 2005
5- Fotógrafo(a)*: Simone Marques
8- Tamanho: cerca de 30cm
9- Profundidade: 12m
10- Temperatura: 290C
11- Descrição do habitat: região do fundo de um naufrágio
12- Comportamento (tipo de atividade e presença de interações): entocada
13- Descrição do local de mergulho: visibilidade de com mais de 20m, naufrágio desmantelado em mar aberto com organismos bentônicos incrustantes.

O website como um MUSEU VIRTUAL terá todas as fotos cedidas agrupadas em um banco de dados e os interessados poderão fazer buscas por grupos de interesse, nome vulgar, nome específico, local de amostragem. Sendo assim, mergulhadores e pesquisadores terão a oportunidade de acessar informações sobre os locais de ocorrência de alguma espécie de interesse, além de poder verificar dados sobre comportamento e características do local de ocorrência. Um dos pontos mais relevantes desse projeto é que várias pessoas podem participar, enviando suas fotos subaquáticas, haja vista que muitas vezes estas têm oportunidade de presenciar e registrar ocorrências de espécies não acessíveis para os pesquisadores por motivos diversos.

Como uma forma de extensão e visando incentivar a visitação do website, serão divulgados artigos de divulgação científica por especialistas, além de “aulas” sobre os mais diversos temas de biologia marinha. O website contará também com um fórum de discussões no qual uma pessoa interessada em algum registro específico poderá contactar diretamente o fotógrafo voluntário e esclarecer alguma possível questão.

Esta iniciativa do Instituto MAR ADENTRO de criação do Museu Virtual é de suma importância, pois virá a contribuir enormemente para a geração e difusão de conhecimento sobre os ecossistemas aquáticos e associados, cumprindo sua missão de garantir a integridade dos processos naturais, o equilíbrio ambiental e o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

Agradecimentos:
Agradecemos a toda equipe do Instituto Mar Adentro: conselho diretor – Clério Aguiar; Marisa Pelosi Marques; José Carvalheira; e  sócios: Ary Amarante; Carlos Augusto Rangel; Daniela Batista; Mariana de Sá Viana; Flávia Melo; Gabriela Neves; Laís Chaves; Lucas Oliveira; Noa Magalhães; Paulo Guilherme; Petrus Galvão; Yeda A. Aguiar.
Agradecemos também aos fotógrafos sub que cederam suas fotos a esse painel: Heraldo Carvalho;
PhotoCenter – Águas Claras.

Veja abaixo o Folder de divulgação do Projeto MUVIMAR

Attachments:
Download this file (FolderMuviMar.pdf)Folder MuviMar[ ]147 Kb
Última atualização em Sex, 04 de Fevereiro de 2011 16:41